Belchior – Morre um dos brasileiros mais inteligentes desse país

Foto: Elza Fiúza / Arquivo / Agência Brasil

Mesmo recluso, distante dos holofotes, Belchior nunca deixou de acompanhar e refletir sobre a política nacional e mundial. Isso é o que dizem as pessoas mais próximas dele em Santa Cruz do Sul, cidade onde morou nos últimos quatro anos como um anônimo e onde conviveu com um grupo bastante restrito de pessoas.

Segundo relatos destas pessoas, além de seu profundo interesse pelas artes, em especial pela literatura, o cantor e compositor via com preocupação o cenário político nacional. A escritora Célia Zingler, que era amiga de Belchior há três anos, diz que o impeachment de Dilma era compreendido pelo compositor como um “golpe” que o entristecia.

“Ele era uma pessoa de esquerda, muito solidária, que entendia tudo que estava passando no Brasil e no mundo. Ele ficou muito, muito triste com o golpe que foi dado na senhora Dilma. Ele ficou extremamente triste com isso. Ele ficava muito triste com a situação que o país está se encaminhando e é uma coisa que ele não deixava de expressar. Sempre usou a palavra golpe (para se referir ao impeachment)”, relata Célia Zingler.

O escritor Dogival Duarte, diretor da Rádio Santa Cruz, que chegou a hospedar Belchior por um ano e meio em casa, reforça que o compositor discordava do impeachment de Dilma.

“Ele estava sempre atento a todas as questões nacionais e internacionais. De fato ele achava que não era momento para isso (impeachment), que o país tinha que progredir com calma. Ele também falava muito da política do Obama, gostava muito dele. Ele tava sempre preocupado com o país. Ele estava retirado do mundo, mas via o mundo. O mundo não via ele. Tinha uma inteligência de águia. Achava que a Dilma ia bem e que, portanto, ela deveria ter continuado. Mas a gente não entrava muito nessas questões porque eu puxava para a literatura. Eu estou lançando um livro agora, foi ele que corrigiu”, afirma Dogival.

http://www.radioguaiba.com.br/noticia/belchior-estava-preocupado-com-situacao-do-pais-relatam-amigos/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s